MENSAGENS

Pedro Paulo

Secretário de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio

Todos sabemos que nossa cidade é um convite à prática de exercícios. O mar, a montanha, as trilhas, a vista, a valorização do bem estar e da saúde são inerentes ao Rio de Janeiro e criam esta vocação. A força dessa tendência pode ser observada com a mesma intensidade nas ruas, academias de ginástica ou Vilas Olímpicas. O carioca gosta de se exercitar. Mas, este é um movimento que deve estar sempre em ascensão e a chegada dos tão aguardados Jogos Olímpicos e Paralímpicos tem tudo para impulsionar a prática. O que torna a valorização dos profissionais ligados à saúde e exercícios tão necessária e atual. O poder público tem esta questão como uma de suas prioridades, tanto que os Jogos do Legado destinarão muitos de seus espaços para a prática de esportes, em todos os níveis. Haverá arenas transformadas em espaço para o treinamento de atletas de alto rendimento e em escola dedicada à formação de atletas - o Ginásio Experimental Olímpico e Paralímpico (GEOP), que seguirá os passos dos três já existentes, em Santa Teresa, Caju e Pedra de Guaratiba. As transformações que as Olimpíadas estão proporcionando na nossa cidade vão muito além do que os olhos podem ver. Não tenho dúvida de que está nascendo no Rio uma geração ainda mais consciente da importância da atividade física.

1-prefeitura-rio

Alexandre Cerruti

Secretário Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro

Os Jogos Olímpicos de nossa Rio de Janeiro fecham um ciclo virtuoso de megaeventos esportivos. Sediamos o Pan-Americano de 2007, fomos uma das cidades-sede da Copa do Mundo e agora estamos a poucos dias das Olimpíadas e Paralimpíadas.

Particularmente, os Jogos Olímpicos representam a mais importante celebração esportiva internacional, merecendo, por essa razão, a maior cobertura esportiva da televisão, dos jornais e de outros veículos de comunicação.

Um dos valores que emanam naturalmente dos Jogos é a superação de limites, valor esse bem apropriado e oportuno para os tempos em que vivemos. Além de turbinar tempos em que vivemos. Além de turbinar a economia pelo aumento do turismo e divulgar a cidade do Rio de Janeiro, há um divulgar a cidade do Rio de Janeiro, há um legado social significativo que inclui o projeto Rio em Forma e as Vilas Olímpicas. Juntos, eles atendem cerca de 80 mil alunos entre crianças, jovens e adultos de todas as idades em mais de 100 atividades entre elas olímpicas, paraolímpicas, de lazer e culturais.

É nesse contexto que, nós, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, honrando o empenho e compromisso do prefeito Eduardo Paes com os Jogos Olímpicos na dimensão global do evento, nos orgulhamos não só em participar, mas, sobretudo, em promover a inclusão social, a qualidade de vida e contribuir para a formação de cidadãos através da prática esportiva.

1-prefeitura-rio

Chiquinho da Mangueira

Dep. Estadual e Presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Alerj

O Rio de Janeiro vive um ano ímpar para o esporte. Sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos a cidade tem todas as atenções do mundo voltadas para ela, recebendo os maiores atletas de cada país em uma nova estrutura planejada especialmente para a realização do Rio 2016.

Desde o início do projeto olímpico, o objetivo seria deixar um legado tangível para a cidade e seus moradores em diversas áreas. Portanto, destaco grandes transformações no esporte. O padrão de excelência para a prática esportiva, que ficará na cidade após o ciclo olímpico, dará certamente ao Rio um status multiplicador na formação de novos atletas.

1-assembleia-rio

Fernando William

Instituto Nelson Carneiro

Este ano, o tradicional Congresso Internacional Santa Monica adquire uma dimensão ainda muito maior. Precursor na atualização permanente de acadêmicos e profissionais de Educação Física, o evento acontecerá no momento em que a cidade do Rio de Janeiro estará recebendo o seu maior legado esportivo, o das Olimpíadas.

Precisamos saber como trabalhar com esse legado de forma positiva para a população e esse Congresso de Fitness e bem-estar poderá fazer indicações preciosas de modelos avançados de uso dessa herança.

1-instituto-nelson-rio